terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Homem chora??

Postado por Alessandra às 08:56

Homens, normalmente, têm medo de mostrar seus sentimentos. Isso se dá por causa dos referenciais da sociedade ocidental contemporânea assentados no machismo e também pelo fato de que as pessoas ligam manifestações emocionais masculinas, como o choro, diretamente a uma falha da virilidade.

De acordo com o Prof. Thiago de Almeida, psicólogo e pesquisador do Instituto de Psicologia da USP (Departamento de Psicologia Clínica) - especializado em relacionamentos amorosos -, e autor do livro “Ciúme e suas conseqüências para os relacionamentos amorosos", freqüentemente os homens se eximem de manifestar alguns sentimentos que podem vir acompanhados por lágrimas, como, por exemplo, a dor causada por um rompimento amoroso. “Dessa forma, hercúleos são os esforços de uma pessoa do sexo masculino em reconhecer a importância da perda dos seres amados, celebrando por meio das suas lágrimas seu enlutamento”, afirma.

Segundo o psicólogo, na maioria das vezes, quando um homem chega a chorar na frente de uma mulher é porque realmente chegou ao seu limite. “Os homens freqüentemente desprezam a manifestação de seus sentimentos acompanhados por lágrimas. Quando sentem uma tristeza exacerbada, ainda podem recorrer ao subterfúgio de chorarem sozinhos. Mas como algumas vezes isso não é possível, o outro será o expectador dessa manifestação emocional que impele os homens a chorarem na frente das outras pessoas”, explica.

De acordo com o especialista, em sua experiência clínica ele percebe que os homens que choram com mais facilidade têm menos depressão. “Na minha experiência clínica, tenho percebido que homens que têm uma facilidade maior de chorar podem sofrer menos de depressão, bem como de outras psicopatologias.” Thiago diz que por meio das lágrimas os homens podem liberar, também, suas emoções e/ou tensões reprimidas.
O professor explica que os universos masculinos e femininos são bastantes diferentes e que boa parte dos conflitos existentes entre esses dois mundos podem estar ligados à falta de informação, tanto do homem quanto da mulher, sobre as características íntimas dos dois universos. “Homens e mulheres não apresentam somente um dimorfismo físico (diferenças específicas para cada gênero), eles também apresentam um dimorfismo psicológico. Assim, seria muito bom tanto se homens tentassem desbravar as sendas com comportamento feminino, bem como as mulheres tentarem ter empatia ao universo psicológico masculino”, esclarece.

O pesquisador acredita que o ser humano não erra tanto por ignorância, mas, muitas vezes, por acreditar que a sua vida não vai mudar, e, assim, valida o comodismo e os problemas do cotidiano, seus e dos outros que pensam de forma similar. “Às vezes, por exemplo, sabemos que podemos nos esforçar um pouco mais, contudo, achamos que este pouco a mais não representará a diferença”, observa. Um outro exemplo dado pelo psicólogo é o do estilo de vida tenso e desequilibrado que acarreta doenças e sintomas psicossomáticos, tais como: problemas de peso, uso de drogas, irritabilidade, fadiga, perda de interesse sexual, insônia, etc. “De certa forma, todos sabemos, mais ou menos, como alcançar uma boa qualidade de vida ou uma melhora nos relacionamentos que tanto prezamos, sejam amorosos ou de outra natureza”, conclui.

Na opinião do especialista, o ser humano é pouco perseverante, acomodado e estabelece metas ou muito acima, ou muito abaixo de suas forças. Dessa forma, o grande mal da humanidade não é a ignorância, mas a inércia de se lançar para o novo, para tentar ser diferente do que é.

“Como especialista em relacionamentos amorosos, eu acredito que o amor, ou a falta dele, encaminhe os homens a chorar. Sabe-se que, aos poucos, o amor está se tornando cada vez mais uma condição indispensável para uma vida satisfatória e plenamente realizada, ao menos na concepção dos que o buscam”, afirma.

O especialista deixa claro que, embora expresso de maneiras diferenciadas, o amor é sumamente importante para o desenvolvimento da personalidade e o crescimento da humanidade. E se por um lado a temática dos relacionamentos amorosos é uma das áreas mais importantes da vida das pessoas, por outro lado, infelizmente, tal importância é mais bem percebida quando as coisas não vão bem. “Quando isso acontece, tanto o nosso humor, quanto a nossa capacidade de concentração, a nossa energia, o nosso trabalho e a nossa saúde, dentre outras dimensões das nossas vidas, podem ser profundamente afetados e fazer-nos chorar; e muito”, observa.

Segundo Thiago, um homem com uma personalidade sensível pode ter o seu relacionamento a dois positivamente influenciado, isso se a sensibilidade estiver sendo considerada como um dos sinônimos para a empatia, (se colocar no lugar da outra pessoa). “Eu acredito que o relacionamento só tende a ganhar com isso; e não perder ou, ainda, ser negativamente influenciado” finaliza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gooooooooooooooooooooooostey!

Anônimo disse...

muito legal a matéria,principalmente para os homens que deveriam deixar aparente sua sensibilidade e deixar o preconceito de lado ..

Postar um comentário

Oiii
Adoro ler seu comentário!
Volte sempre...

 

Dicas Preciosas Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review